Perguntas frequentes

O que é o GROME?

O GROME – Global Register of Music Equipments é uma plataforma gratuita para registro de instrumentos e equipamentos musicais. Nela você poderá registrar instrumentos e se um dia o perder, alertar vários músicos próximo a você sobre a perda.

Como o GROME pode me ajudar?

O instrumento é um item muito valioso para nós músicos. Caso você perca seu instrumento, seja por furto ou extravio, utilizando o GROME suas chances de recuperar o item perdido aumentam. Com o GROME você terá um canal exclusivo de comunicação com vários outros músicos.

Com nossa solução você poderá avisar vários outros músicos sobre a perda, isso contribuirá com a recuperação do item. Quanto mais músicos souberem da perda, maiores são suas chances de recuperar o item perdido.

Muitos instrumentos e equipamentos perdidos são comercializados no mercado de usados de forma ilegal. Com nossa plataforma você avisará vários compradores do mercado de usado e possibilitará o rastreamento de seu item. Caso alguém esteja vendendo um instrumento roubado, o comprador poderá verificar em nossa plataforma se o devido item é roubado e consequentemente ajudar na recuperação/devolução.

Quem pode ver meu registro?

O registro só poderá ser acessado pelo usuário que o criou ou por alguém que acesse o endereço do registro disponibilizado pelo próprio usuário, seja por meio de link ou pelo QR code disponibilizado pelo GROME

O registro do instrumento é gratuito?

Sim, não há custo para você registrar um instrumento ou equipamento musical no GROME. Você poderá registrar quantos instrumentos quiser gratuitamente.

O registro no GROME possui validade?

Não. Tanto o registro, quanto o alerta de perda emitido em nossa plataforma não possui validade. Eles ficarão registrados em nossa plataforma permanentemente até que você (usuário que cadastrou/registrou) retire o alerta ou apague o registro.

Possuo limites para registro de instrumentos e/ou equipamentos musicais?

Não, você poderá registrar quantos instrumentos e/ou equipamentos musicais que quiser, tudo de forma gratuita.

Como faço para registrar um instrumento?

Para registrar seu instrumento é simples. Você precisa criar uma conta em nossa plataforma em: www.grome.com.br.

Ao criar sua conta, basta acessar a aba Meus Equipamentos e adicionar os instrumentos ou equipamentos a qual deseja.

Caso possua alguma dúvida, confira os vídeos e manual de como registrar seu instrumento em: www.2grome.com.br

Posso registrar no GROME um instrumento já perdido?

Sim. Queremos ajudar você a recuperar seu item. Registre seu instrumento e logo em seguida, emita um alerta de perda. Este alerta ficará disponível para consulta pública em nossa plataforma.

Neste alerta, insira todas as informações sobre a perda de seu equipamento. Isso ajudará a outros músicos conhecerem seu instrumento, perda e assim ajudar na recuperação.

Não possuo Nota Fiscal do meu instrumento, posso registrá-lo?

Sim, você pode registrar um instrumento sem nota fiscal. Porém recomendamos que insira os dados da Nota Fiscal.

Caso seu instrumento seja recuperado, a nota fiscal é um item valioso para comprovar a real posse de seu instrumento. Caso contrário, outros usuários poderão contestar seu registro (caso alguém alegue que seu instrumento não é seu).

Para que serve a Tag GROME com Código QR?

A Tag GROME é um COMPLEMENTO de seu registro. Ela não é obrigatória para você registrar seu equipamento em nossa plataforma.

A Tag é um item de identificação para você colocar em seu instrumento. Esta tag conterá um código QR com seus dados de contato. Caso alguém utilize um smartphone e leia esse código, esta pessoa possuirá seus dados de contato. Isso permitirá que outros músicos entrem em contato com você para comunicar a recuperação ou devolução do instrumento perdido.

A Tag é um item importante que ajudará na recuperação do item perdido. Caso alguém encontre este item, basta ele ter um smartphone que conseguirá descobrir quem é o dono e contribuir com a devolução.

A tag é um adesivo de fácil aplicação. Você pode colocar ele no local que quiser, seja no instrumento ou na bag de seu instrumento. Ele não danificará a pintura de seu item.

Vendi meu instrumento registrado a um colega, posso transferir meu registro?

Sim. Caso você comercialize seu instrumento, não esqueça de transferir seu item ao novo dono. Essa transferência é gratuita, basta você possuir o e-mail do novo dono. Em nossa plataforma existe uma função de transferência (um botão disponível no registro de seu item).

Ao utilizar essa função, basta você inserir o e-mail da pessoa a qual deseja transferir que ela receberá um e-mail sobre a transferência. Caso ela não possua o registro no GROME, ela terá que fazer antes da transferência ser concluída. Após a conclusão do cadastro, o instrumento é transferido automaticamente.

Atente-se que, uma vez transferido o registro, você não poderá desfazer desta transferência.

Por quanto tempo o meu alerta ficará disponível para consulta pública?

O alerta emitido ficará disponível para consulta permanentemente em nossa plataforma até que você o retire. Mesmo que o item não seja encontrado na hora, ele poderá ser consultado na nossa base de dados por qualquer pessoa. Isso permitirá que outros usuários consultem os dados do instrumento perdido e caso tenha alguma informação sobre o item, os mesmos poderão comunicá-lo e contribuir com a recuperação.

Posso oferecer recompensa no alerta?

Para incentivar a recuperação, é optativo oferecer uma recompensa para recuperar seu alerta. Essa recompensa você informará no ato da emissão do alerta de perda e será depois negociada entre os usuários.

Como funciona a tag GROME?

A tag ou etiqueta GROME é um complemento ao registro na plataforma. Cada tag possui um código QR que redireciona para o seu registro ao ser lido por um smartphone. Ao receber sua tag, note que embaixo do QR Code, há um link e no fim deste há um código. Esse código é composto das siglas GR seguidos de uma combinação de 9 números. Exemplo GR123456789.

Esse é o código de sua tag, para vincular a sua tag ao registro de um instrumento, basta inserir esse código no campo Etiq. Grome no cadastro de seu instrumento. Pronto, agora quando o QR for lido, demonstrará as informações do instrumento, dono e contato.

Cada tag possuium código em específico, não podendo ser cadastrado em mais de um instrumento. Para tal, registre este outro instrumento em um cadastro único. Isso será melhor para você assegurar a posse e procedência do item, bem como rastreá-lo se for roubado.

Se eu oferecer recompensa para recuperar meu instrumento, terei algum custo extra?

Não. A recompensa ofertada é de total responsabilidade do ofertante. O GROME não se envolverá nesta transação, este é um processo que deverá ser feito diretamente entre as partes (dono do instrumento perdido e pessoa que recuperou o item). A recompensa é de total responsabilidade do ofertante.

O GROME não oferece mecanismo de pagamento eletrônico para este caso e está isentado de qualquer ônus judicial que possa ocorrer no pagamento da recompensa ofertado.

Portanto, não há custos extras para oferecer recompensa.