Um pouco mais sobre nosso projeto…

O que é o GROME?

GROME (Global Register Of Musical Equipaments) é uma plataforma onde donos de equipamentos musicais podem registrar seus instrumentos e equipamentos para aumentar a segurança contra roubos e para dar respaldo da procedência no mercado de usados.

Problema

Escolhi essa ideia por ser músico há 14 anos e por ter visto muitos amigos e colegas passarem por dificuldades relacionadas a furtos e compra de equipamentos usados. Não há no mercado nada que possa dar segurança ao nosso equipamento e que possa reprimir o mercado paralelo, e essa é uma necessidade presente visto que os equipamentos são caros.

Os amantes da música geralmente têm um apego com seus instrumentos e equipamentos musicais diferenciado.  Geralmente são adquiridos com muito esforço e ao longo de muitos anos. Além do mais, cada instrumento tem seu timbre e suas características próprias que o tornam único. Quando um colega músico sofre com um furto, passa por um processo penoso para alertar os demais colegas sobre o fato. Visto que não são bens que qualquer pessoa leiga possa comprar é provável que outro músico compre de segunda mão se não houver informações disponíveis sobre o fato do furto.

Validação do problema

Existem várias comunidades nas redes sociais que buscam de alguma forma resolver esse problema, porém o que é constatado é uma alta ineficiência, onde poucos instrumentos são reencontrados.

Motivos

  1. Os participantes das comunidades não têm o acesso as informações de um alerta de roubo de fácil acesso e em um mesmo local. As pessoas que querem conferir se um instrumento é roubado terão que passar por um processo desgastante, entrando em várias comunidades e fazendo buscas com diversas palavras chaves para encontrar um possível item.
  2. Muitos alertas são postados em comunidades cujo a finalidade não é solucionar casos de perda ou roubo de instrumento, o que deteriora a eficiência do alerta.
  3. As comunidades especificas para roubos tem posts onde o conteúdo nada tem a ver com roubos, pois algumas pessoas usam a grande quantidade de pessoas na comunidade para fazer propaganda de outros temas. Isso banaliza o acesso a comunidade e à torna ineficiente.

Solução

Para isso, através do GROME, os usuários que tiverem seus equipamentos furtados ou mesmo perdidos, podem lançar alertas para todos os usuários do sistema para informar o ocorrido e aumentar suas chances de ter os seus pertences de volta.

Com o GROMA compradores podem consultar com ferramentas de busca os alertas emitidos, o que pode dar mais segurança sobre a procedência de algum item que está à venda no mercado de usados.

Atenciosamente

Laio Thomaz
Fundador GROME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *